25°C 27°C
Salvador, BA
Publicidade

Impasse sobre PEC da Segurança Pública pode adiar votação na Câmara

Falta de consenso entre governo e bancadas leva Hugo Motta a priorizar o PL Antifacção no plenário

Bruno Cordeiro
Por: Bruno Cordeiro
23/02/2026 às 00h45
Impasse sobre PEC da Segurança Pública pode adiar votação na Câmara
Foto: Marina Ramos / Camara dos Deputados

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública, considerada prioridade pelo presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), pode ter sua tramitação postergada diante da ausência de entendimento entre o governo federal e lideranças partidárias. Com o cenário de indefinição, a presidência da Casa avalia alterar a ordem de votações e colocar em pauta o chamado PL Antifacção ainda nesta semana.

Segundo relatos de líderes partidários, havia sido estabelecido o período do Carnaval como referência para que o relator da PEC, Mendonça Filho (União Brasil-PE), articulasse um acordo com o Executivo e as bancadas, viabilizando a apreciação da proposta em plenário.

Continua após a publicidade

O relator sustenta, contudo, que o calendário legislativo foi impactado pelo recesso pré-Carnaval, o que comprometeu o ritmo das negociações. Ele informou ter mantido reunião com o ministro da Justiça, Wellington César Lima e Silva, e classificou o encontro como produtivo, aguardando agora posicionamento formal do governo.

Entre os pontos de divergência estão mudanças na estrutura do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP) e a ampliação de repasses financeiros aos estados por meio de fundos nacionais. Outro item que gera debate é a previsão de consulta popular para discutir a redução da maioridade penal para 16 anos.

Está prevista para a próxima terça-feira (24) uma reunião do relator com parlamentares do PP e do União Brasil, em tentativa de avançar na construção de consenso. Questionado sobre a possibilidade de a PEC ser submetida à votação na primeira semana de março, Mendonça Filho declarou que o cenário é viável.

Continua após a publicidade

PL Antifacção pode ganhar prioridade

Diante das dificuldades enfrentadas pela PEC, Hugo Motta deve acelerar a análise do PL Antifacção. De acordo com o relator, tanto esse projeto quanto o acordo entre Mercosul e União Europeia podem ser incluídos na pauta ainda nesta semana.

O PL Antifacção atualmente impede o avanço de outras matérias na Câmara, o que tem gerado preocupação entre integrantes da base governista. Há receio de que o texto seja aprovado sem as modificações promovidas no Senado, restabelecendo a versão relatada pelo deputado Guilherme Derrite (PP-SP), considerada desfavorável pelo Palácio do Planalto.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários